Instituto Mamirauá promove workshop com temática voltada para dinâmica das águas amazônicas, em Tefé

Publicado em:  6 de agosto de 2025

         Evento promoveu conhecimentos através da coleta de dados de pesquisadores do Brasil e da França

           Visando promover e avançar com o conhecimento sobre a hidrodinâmica das várzeas amazônicas, o Instituto Mamirauá promoveu entre os dias 28 de julho a 1º de agosto, o evento “Workshop on Amazon Floodplain Hydrodynamics”. A iniciativa ocorreu no município de Tefé, e contou com a participação de pesquisadores do Brasil e da França.


b0ce9d3e08109e21a24d3a8a37a814f8

 Pesquisadores no Flutuante Jarauá, dentro da Reserva Mamirauá       

         Conduzido pelo pesquisador do Instituto Mamirauá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Geociência e Dinâmica Ambientais na Amazônia, Ayan Fleischmann, o evento contou com o financiamento do programa francês Jeunes Équipes Associées (JEAI), vinculado ao “Centre National d'Études Spatiales (CNES) – Agência Espacial Francesa”.

Ao todo, 12 pesquisadores e 48 colaboradores do Instituto participaram do Workshop, realizado em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, no Instituto, com reuniões, trocas de experiências e apresentação de dados de pesquisas utilizando tecnologias espaciais e imagens que mostram os períodos de cheia e seca dos rios amazônicos. Já na segunda etapa, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, contou com o uso de equipamentos levados a campo para a aplicação de novas técnicas de coleta de dados nos ambientes de várzea da Reserva Mamirauá.

O trabalho colaborativo entre os pesquisadores, aliado ao uso de equipamentos como satélites, drones, GPS de alta precisão e medidores de fluxo de água, possibilitou uma coleta eficiente de dados sobre a quantidade e o fluxo de água que entram na floresta, formando as áreas de várzea, incluindo igarapés, igapós, lagos e rios.

         Vale destacar que o evento contribuiu para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas nos rios, que vêm alterando a dinâmica das águas da bacia amazônica. Esse foi um fator importante para que parte do grupo aprofundasse seu entendimento sobre a região, que tem se mostrado cada vez mais sensível a essas transformações.

Para o pesquisador francês Jean-François Cretaux do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), que visitou a região pela primeira vez junto aos outros 10 participantes, o local revelou dinâmicas complexas. “Notei que são rios muito extensos, largos, com diversos fluxos — uma dinâmica bastante complexa — algo que eu não conseguia perceber à distância. Ao meu ver, devemos continuar promovendo esse tipo de trabalho de campo para compreender melhor toda a dinâmica desse grande e belo rio.”

         Inédito na região do Médio Solimões, o estudo com novas tecnologias e a ação conjunta entre pesquisadores e especialistas poderão proporcionar novos estudos por meio do Instituto Mamirauá, sendo este um dos mais importantes centros de pesquisa da região amazônica com monitoramento ambiental e ecológico.

“O Workshop contribuiu muito para ampliarmos nossa compreensão sobre a dinâmica das águas, especialmente neste período de cheia, em que pudemos analisar melhor para onde a água vai e de onde ela vem. E esperamos continuar esse trabalho. Tivemos várias ideias para desdobramentos futuros das campanhas de medição, com o objetivo de entender ainda mais a dinâmica das águas na Reserva Mamirauá” – explicou Ayan Fleischmann, coordenador do grupo de pesquisa.

6945dd910c842db2cfee11ce58793749


Entre os participantes brasileiros, estiveram pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Brasília (UnB) e do Serviço Geológico. O evento também contou  com a representação francesa de profissionais do IRD, Centre National d’Études Spatiales (CNES) e a empresa Hydro Matters.

Financiadores e apoiadores

O Workshop é promovido pelo Instituto Mamirauá e tem financiamento pelo programa francês Jeunes Équipes Associées (JEAI), vinculado ao Institut de Recherche pour le Développement (IRD), com suporte financeiro pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); e conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI/Governo do Amazonas); e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 

Sobre o Instituto Mamirauá 

O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que atua no desenvolvimento de pesquisas e ações voltadas à conservação da biodiversidade e à melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais amazônicas. 


Evento: “Workshop on Amazon Floodplain Hydrodynamics”, (em português, Workshop sobre Hidrodinâmica da Planície de Inundação da Amazônia).

Texto: Tácio Melo

Fotos: Debora Hymans, Adrien Paris e Andre Medeires

foto: André Zumak

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: